• Rua 252,  nº 209 - sala 02 - Meia Praia - Itapema - SC

 

Família Zanella

Em dezembro de 1882 partia do porto de Gênova, na Itália, o navio “HALSBURG“, com destino ao Rio de Janeiro, Brasil. A bordo não estavam apenas pessoas, mas principalmente, sonhos. Nesse navio o Sr. Michele Zanella (28 anos, agricultor), sua esposa, Sra Oliva Prebianca (28 anos, do lar), e seus dois filhos, Giovanni Zanella (07 anos) e Giuseppe Zanella (01 ano e 09 meses) deixavam para trás seu país para nunca mais retornar.

Desembarque de imigrantes no Porto de Santos (SP), 1907

No dia 12.01.1883, chega no porto do Rio de Janeiro/RJ, o Sr. Michele e sua família. Seu próximo destino: Rio Grande do Sul. Neste estado lhe esperava o lote 06 do Travessão Riachuelo, na XIV Légua, na “Colônia Caxias”, terras hoje pertencentes ao município de Flores da Cunha / RS.

INICIAVA-SE A VIDA DA FAMILIA ZANELLA NO BRASIL

É importante registrar que nesse período a Itália vivia uma enorme crise econômica e social, fruto da recente unificação italiana e dos conflitos internos e com outros países, dentre eles a Áustria. A vida naquele país não estava nada fácil, principalmente para o habitantes da Região do Vêneto, norte da Itália. O fato é que não se acreditava que a Itália pudesse reagir frente a forte crise em que vivia, e a promessa de uma vida melhor no Brasil era muito atrativa. Tão tentadora que cerca de um milhão e meio de italianos aceitaram o convite e deixaram seu país.

O Brasil, por sua vez, cerca de cinquenta anos antes, havia iniciado um processo de povoamento das terras devolutas da Região Sul, iniciada com os alemães (São Leopoldo / RS). Como os vales já haviam sido ocupados pelos alemães, restou aos italianos a região serrana, que foi dividida em “colônias”, onde foi estabelecida a “Região de Colonização Italiana – RCI”, que deu origem, mais tarde, a cidades como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Farroupilha, Garibaldi, Carlos Barbosa, São Marcos entre outras.

Como todo processo de imigração, houve inúmeros desafios, sendo o primeiro deles a própria viagem de navio da Itália para o Brasil.

Essa viagem durava aproximadamente trinta e seis dias. Haja vista super lotação e condições realmente precárias de higiene, muitos dos imigrantes não tiveram a sorte de chegar ao destino com vida. Cabe lembrar que grande parte dos italianos deixaram o pouco que tinham na Itália, e vieram para o Brasil apenas com a esperança de encontrar aqui um lugar para construir uma nova vida.

Fonte: GARDELIN, Mário - POVOADORES DA COLÔNIA DE CAXIAS, 2 Ed, Est Edições, Porto Alegre / RS, página 389.

A Zanella Construtora e Incorporadora chega em Itapema / SC, inovando e impondo suas obras em um alto padrão de acabamento, com qualidade, responsabilidade com seus clientes, colaboradores e fornecedores.

Seja mais um participante desta história, venha adquirir um imóvel da Zanella Construtora e descubra o que há de melhor em Itapema / SC.

Nosso time


Conheça nosso time, colaboradores e parceiros que estão engajados em nossos projetos, com objetivo de entregar a você um imóvel com excelente qualidade e acabamento.

Lissandro Minhotti Zanella

Diretor executivo
zanella@zanellaconstrutora.com.br

Maria de L. Pezini

Financeiro e compras
contato@zanellaconstrutora.com.br

Mateus Reginatto

Gerente de Vendas
vendas@zanellaconstrutora.com.br

Jhenifer Valsoler

Administrativo
comercial@zanellaconstrutora.com.br

Marian Antunes

Secretária
atendimento@zanellaconstrutora.com.br

Cassiano Polla
Engenheiro Civil, responsável técnico pelas execuções das obras Gênova Residencial e Porto di Capri Residence.

Carlos Alberto Mânica, mestre de obras da Construtora.

CW Empreiteira de Mão de Obras, empresa responsável pela execução da fundação e projeto estrutural do Gênova Residencial.

ACDC INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E HIDRÁULICAS LTDA ME, empresa responsável pela execução das instalações elétricas e hidráulicas das obras Genova Residencial e Porto di Capri Residence.

J.E EMPREITEIRA DE MÃO DE OBRA, empresa responsável pela execução da alvenaria no Gênova Residencial.

JULIO CESAR SEEVALD, empresa responsável pela execução da pintura interna e externa do Gênova Residencial.

ZIG EMPREITEIRA DE MÃO DE OBRA LTDA, empresa responsável pela fundação e execução do projeto estrutural do Porto di Capri Residence.